Associações de proteção animal há um ano sem receber qualquer apoio do Estado
Na TSF, a presidente da SOS Animal pede ao Governo "que a legalidade seja reposta"
Corpo do artigo
As associações de proteção animal estão há um ano sem receber apoio financeiros do Estado, porque não foi aberto qualquer concurso para a atribuição de verbas, avançou o Jornal de Notícias, esta sexta-feira. A SOS Animal enviou uma carta ao ministro da Agricultura e do Mar a exigir respostas.
Ouvida pela TSF, a presidente da SOS Animal, Sandra Duarte Cardoso, lamentou a falta de apoios do estado e explicou que estas associações sobrevivem com recursos dos "próprios voluntários". Para o Executivo deixou um pedido: "Que a legalidade seja reposta."
A SOS Animal estima que haja entre 250 a 300 mil animais em associações, muitas a viver numa situação limite, "sem conseguir alimentar os seus animais" e sem "conseguir pagar aos recursos humanos, quando estes existem", referiu Sandra Duarte Cardoso.
O Governo transferiu as competências do bem-estar animal do Instituto de da Conservação da Natureza e Florestas para a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, que assumiu funções a 1 de julho.
A TSF contactou o Ministério da Agricultura e do Mar, que se comprometeu a responder por escrito durante esta sexta-feira.
