A ministra do Mar garantiu, no encerramento da conferência "Mar de Negócios", organizada pela TSF, que está pronta a nova legislação para a utilização ordenada dos recursos marítimos.
Corpo do artigo
Na conferência "Mar de Negócios", da TSF/CGD, em Lisboa, a ministra Assunção Cristas garantiu aos participantes que a lei do ordenamento marítimo, vai mesmo avançar. Um anúncio que vai ao encontro dos anseios da maior parte dos representantes do sector.
«Será a primeira lei do ordenamento do espaço marítimo, ainda antes da União Europeia fechar a sua diretiva sobre esta matéria. Esta lei visa estabelecer os mecanismos que dão segurança jurídica, estabilidade aos investimentos, previsibilidades aos investidores (nacionais ou estrangeiros) facilitando-lhes a vida (...) dizendo antecipadamente o que se pode fazer ou não e em que zonas», defendeu Assunção Cristas.
No final do evento, a ministra comentou a greve dos estivadores, lamentando que tão poucos prejudiquem tantos.
«Penso que é lamentável porque se há coisa que precisamos de fazer, do ponto de vista patriótico, é ajudar o país a crescer economicamente. É uma infelicidade que alguns, poucos, que do ponto de vista financeiro são remunerados muito acima da média dos portugueses, possam a estar a causar um estrago tão grande para tantos sectores, tantas empresas, e para tantos milhares de famílias que dependem dessas empresas», comentou.