"Até foi muito acessível." Alunos do 12.º ano já fizeram o exame de Português
Professores e estudantes consideraram que a prova está em linha com o que aprenderam ao longo do ano.
Corpo do artigo
Fora da escola, já depois de terminado o exame, a professora Euridice Gonçalves quer saber como responderam os seus alunos a determinada questão. "Na pergunta 7, puseste a A?", questiona. Quer saber como lhes correu a prova. "Depois de três anos consigo, professora, aquilo parecia um passeio no parque", responde um deles, provocando risos. "Ó professora, eu vou ter boa nota", garante outro.
A opinião era unânime entre alunos: a prova de português do 12.º ano até não foi difícil e os testes da professora têm sido sempre mais exigentes.
Miguel mostrava-se confiante. "Correu bem, a mim correm sempre bem", assegura, embora admita que por vezes os resultados não confirmam tanto positivismo. Miguel é um dos cerca de 150 alunos inscritos para fazer o exame da disciplina de Português na Escola Secundária João de Deus, em Faro, mas muitos não compareceram à chamada. Pretende entrar em Direito na faculdade e precisa de uma nota razoável." Com um 15,5 estava feita a maré, era bom", assegura.
TSF\audio\2023\06\noticias\19\maria_augusta_casaca_exame_portugues
À porta da escola, os professores também mostravam satisfação com o exame que consideraram "acessível".
A prova pedia o estabelecimento de comparações, primeiro das obras de Saramago o "Memorial do Convento" e "O Ano da Morte de Ricardo Reis", numa segunda parte também comparações entre um poema de Camões e a lírica trovadoresca. Por fim, era pedido aos alunos um texto de opinião sobre o Impacto das tecnologias nas relações humanas.
A professora de Português Carla Alves considera que o resultado depende muito de os alunos conseguirem interpretar os textos. "Tem a ver com a estruturação das respostas e de eles serem incisivos nos tópicos que são solicitados, tudo é tido em conta na classificação", garante.
A Bianca, outra estudante, pretende entrar no curso de Psicologia na faculdade e quer tirar igualmente uma boa nota a Português. Considera que até se esforçou muito. "Digamos que estudei demasiado para o que saiu, estava à espera de uma coisa mais difícil e até foi muito acessível", afirma satisfeita.
A disciplina de Português do 12.º ano foi o primeiro de muitos exames do Ensino Secundário que se seguirão nos próximos dias.