"Ato simbólico." Torre dos Clérigos vai ser iluminada com a bandeira da Palestina

“É uma iniciativa que parte de vários cidadãos da cidade do Porto”, diz Bruno do Coletivo pela Libertação da Palestina
Carlos Carneiro/Global Imagens (arquivo)
Segundo um jovem ativista, o objetivo é “alertar toda a comunidade, toda a cidade e o país” para o que está a acontecer na Palestina, nomeadamente em Gaza, mas não só.
Para assinalar o Dia Internacional de Solidariedade com o povo palestiniano, esta sexta-feira, vários portuenses vão iluminar a Torre dos Clérigos com a bandeira da Palestina, entre as 20h00 e as 24h00.
Sem querer focar-se em nomes ou grupos, frisando que “é uma iniciativa que parte de vários cidadãos da cidade do Porto”, Bruno diz que a iluminação das cores da bandeira da Palestina é “um ato simbólico para marcar este dia e a solidariedade de toda a comunidade portuense com este povo, e a amizade entre os povos".
Segundo o jovem, o objetivo é “alertar toda a comunidade, toda a cidade e o país” para o que está a acontecer na Palestina, nomeadamente em Gaza, mas não só.
“Para informar, também sensibilizar, sobre as injustiças cometidas contra um povo há mais de 76 anos. Ainda para mais neste momento em que os palestinianos em toda a Palestina histórica, especificamente em Gaza, estão a ser sujeitos a um brutal massacre que dura há mais de 1 ano, que é um prolongamento do projeto colonial sionista israelita na Palestina, mas que se tem intensificado durante o último ano.”
Bruno, que fala em nome do Coletivo pela Libertação da Palestina, afirma que este cenário de “massacre” se tem tornado a norma aos olhos dos cidadãos. “As coisas continuam a acontecer. Massacres diários a pessoas que se deslocam permanentemente de um lugar para o outro e que já são, na sua maioria, refugiadas”.
E porquê a Torre dos Clérigos? “Porque abriram as portas aos cidadãos portuenses, [pelas] preocupações dos cidadãos desta cidade, e por ser um edifício emblemático e marcante na paisagem e na história do Porto”.
As cores da bandeira da Palestina vão ser iluminadas na Torre dos Clérigos entre as 20h e as 24h desta sexta-feira. As cores desta bandeira e da do Líbano vão ser também projetadas na fachada da Câmara do Porto depois do Natal. Além destas iniciativas, há vigílias pela Palestina todas as noites das 21h00 às 23h00 na Praça Humberto Delgado.
