Atraso na divulgação de resultados de 9.º ano "mostra que não havia condições para fazer transição para o digital"
Em declarações à TSF, a Missão Escola Pública reconhece que muitos alunos vão ser "prejudicados" — aliás, já estão a ser afetados pela "ansiedade" da espera — sobretudo porque existem prazos a cumprir em termos de inscrição no ensino secundário
Corpo do artigo
O movimento Missão Escola Pública lamenta, em declarações à TSF, o que se está a passar nas escolas que, no momento da publicação deste artigo, continuam à espera dos resultados dos exames do nono ano. A porta-voz Cristina Mota não tem qualquer dúvida em relação ao que está na origem desta situação: a realização em "formato digital", que já deu problemas antes, com a anulação de um item da prova de matemática devido a falhas na plataforma.
Temos um conjunto de situações que mostra, efetivamente, que não estavam reunidas as condições para conseguirmos fazer esta transição para o formato digital, ainda mais em provas que têm uma ponderação de 30% na avaliação dos alunos
As pautas definitivas dos alunos do 9.º ano deveriam ter sido afixadas esta terça-feira, mas durante todo o dia as escolas estiveram a aguardar a chegada dos resultados das provas finais que, afinal, só serão enviados na quarta-feira por “dificuldades técnicas”.
A mesma representante defende também ser necessário perceber exatamente o que está a condicionar a divulgação dos resultados.
A Missão Escola Pública reconhece que muitos alunos vão ser "prejudicados" — aliás, já estão a ser afetados pela "ansiedade" desta espera — sobretudo porque existem prazos a cumprir em termos de inscrição no ensino secundário.
