Atrasos na Segurança Social? Governo promete eliminar barreiras criadas por burocracia
A perda de recursos humanos e o excesso de burocracia são apontados pela ministra do Trabalho como os motivos para os atrasos na resposta aos processos na Segurança Social.
Corpo do artigo
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirma que a Segurança Social está a responder com maior rapidez aos pedidos de apoio. No Fórum TSF, a governante sublinhou que, nos últimos anos, tem sido feito um esforço para resolver problemas que vinham de trás, como a falta de pessoal e a não digitalização dos processos.
Várias instituições de solidariedade social denunciaram que o funcionamento do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA) - que, segundo a lei, deveria garantir uma resposta aos pedidos de apoio recebidos dentro de 60 dias e atribuir materialmente esse apoio num prazo razoável - está a demorar até dois anos a garantir a ajuda às pessoas com deficiência.
11704055
No Fórum TSF, a ministra Ana Mendes Godinho diagnosticou os problemas que estão a afetar a velocidade de resposta da Segurança Social. "Muitos destes processos - e esse é um problema estrutural do sistema - não estavam digitalizados, o que obrigava a se introduzisse manualmente os dados para garantir e verificar toda a carreira contributiva", explicou a ministra.
"Houve também outro problema grave, que foi a descapitalização de recursos humanos na Segurança Social", apontou a governante, atribuindo responsabilidades ao anterior Governo PSD-CDS. "Entre 2011 e 2015, a Segurança Social perdeu 600 pessoas, que foram para um processo de requalificação, o que, no fundo, retirou capacidade de resposta aos requerimentos."
TSF\audio\2020\01\noticias\14\ana_mendes_godinho_1_final_fev_
Ana Mendes Godinho garante, contudo, que, recentemente, tem existido "uma grande preocupação em termos de simplificação dos processos". "Contamos ter os dados todos digitalizados até ao final deste mês, o que nos vai permitir uma capacidade de mais automatismo na resposta", assegurou.
Para a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a prioridade é reduzir a burocracia. "Quanto mais eliminarmos barreiras, mais estamos a incluir as pessoas e estamos a humanizar também os serviços - essa é uma das minhas missões. Mas é preciso também simplificar em termos legislativos. Temos de atuar a vários níveis", concluiu.
TSF\audio\2020\01\noticias\14\ana_mendes_godinho_2_menos_burocraci
*com Manuel Acácio e Guilhermina Sousa