Atualizações no sistema impediram farmácias de aviar medicamentos comparticipados
Doentes não conseguiram levantar medicamentos prescritos pelos médicos
Corpo do artigo
Na manhã desta segunda-feira, durante algum tempo, as farmácias não conseguiram aviar os medicamentos comparticipados pelo Estado. O problema já estará resolvido, mas como explica a presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF) a situação resultou de atualizações no sistema realizadas pelo Ministério da Saúde.
“De facto houve um problema no sistema de prescrição eletrónica e na validação das comparticipações no sistema central”, confirma Ema Paulino.
“A informação que nos chegou é que [esses problemas] afetavam sobretudo as prescrições emitidas ao nível dos cuidados de saúde primários”, adianta.
Esta situação coincide com uma série de alterações que foram feitas pelo Ministério da Saúde no início do ano.
“Com a entrada em vigor dos novos preços dos medicamento, com as comparticipações adicionais dos medicamentos para os ex-combatentes e também as alterações às comparticipações nos medicamentos para a infertilidade”, explica.
Ema Paulino sublinha que se conjugou uma série de atualizações que eram necessárias realizar na base de dados e “que terão originado estes constrangimentos, já ultrapassados”, garante.