Augusto Santos Silva aos jovens: "Salgueiro Maia quando fez revolução não tinha 30 anos"
Presidente da Assembleia da República, falou a 40 estudantes do ensino superior participantes no Summer CEmp, em Ponte da Barca.
Corpo do artigo
Foi uma escola de verão à moda do Minho.
O Summer CEmp organizado pela representação portuguesa da Comissão Europeia (CE), decorreu durante quatro dias em Ponte da Barca, na região do Alto Minho. Terminou este sábado com Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República, a falar aos 40 jovens participantes, com idades entre 18 e 30 anos.
"Só vos queria dizer o seguinte: o Capitão Salgueiro Maia, quando saiu de Santarém na madrugada do dia 24 de abril de 1974, para fazer a revolução, não tinha concluído os 30 anos", disse em jeito de conclusão da sessão, durante a qual respondeu a várias perguntas. A um jovem doutorando, que se confessou preocupado com o facto de ter de regressar a casa dos pais e o questionou sobre o que faria se voltasse a ser jovem, o Presidente da Assembleia da República, atualmente com 67 anos, respondeu que "faria a mesma coisa [que fez ao longo da vida]". "Mexer, estar vivo, fazer coisas", comentou, referindo: "Errei muitas coisas. Por exemplo, digo sempre, porque é a pura das verdades, que o Mário Soares ganhou-me. Demorei dez anos a reconhecê-lo, mas eles tinha razão". E acrescentou: "[o que têm de fazer] é agir, é mexer e, aliás, sem a preocupação de saber se temos 100 por cento certeza ou se o que estamos a fazer é canónico, convencional, aceitável, moral. A vida faz-se de muitos erros".
Com este e outros ensinamentos de Santos Silva, se cumpriu o Summer CEmp 2023. "Falamos de democracia, de conversas, de ouvir perspetivas diferentes, de ter a capacidade e a possibilidade de falar com políticos, académicos, pessoas que pensam e trabalham a Europa, questões de cidadadania e Portugal", afirmou a representante da Comissão Europeia em Portuagl, Sofia Moreira de Sousa, concluindo: "Fazer tudo isto em Ponte da Barca, com pessoas que vêm de todos os pontos do país, e também tivemos aqui várias de fora de Portugal. É isto o Summer CEmp".
As eleições europeias de 2024 foram um dos temas que marcaram mais uma edição daquela escola de verão.
As edições anteriores realizaram-se em Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019), Alcoutim (2021) e Ribeira Grande, Açores (2022).
Por Ponte da Barca, passaram Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Mariana Vieira da Silva, Ministra da Presidência, os Secretários de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes e da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz. E a Ministra para a Europa e Clima da Alemanha, Anna Lührmann, a Secretária de Estado francesa dos Assuntos Europeus, Laurence Boone, a Diretora Geral de Comunicação da Comissão Europeia, Pia Ahrenkilde Hansen, o Embaixador da Índia em Portugal, Manish Chauhan, e ainda a Representante Permanente adjunta de Portugal junto da União Europeia, e Manuela Teixeira Pinto.