Aumenta em 25% o número de pessoas em situação de sem-abrigo apoiadas pela Comunidade Vida e Paz
Só em Lisboa e na Amadora, a Comunidade Vida e Paz acompanha cerca de 500 pessoas. Renata Alves fala numa situação "dramática", uma vez que o "número ainda pode vir a aumentar".
Corpo do artigo
O número de pessoas em situação de sem-abrigo que pede ajuda à Comunidade Vida e Paz aumentou mais de 25 por cento. As equipas de rua em Lisboa e na Amadora apoiam cerca de 500 pessoas e, em declarações à TSF, a diretora-geral da Comunidade Vida e Paz, Renata Alves, fala numa situação dramática que pode ainda agravar-se.
"Percebemos que o número de pessoas em situação de sem abrigo está a aumentar, [são] mais 25% neste momento e falo apenas da ação das nossas equipas voluntárias de rua que acompanham cerca de 500 pessoas em 110 pontos em Lisboa e também alguns na Amadora", explica à TSF Renata Alves.
As zonas da Avenida de Ceuta e do Oriente são as mais problemáticas, "com um maior consumo de substâncias psicoativas".
A diretora-geral da Comunidade Vida e Paz alerta também para as questões relacionadas com a "população migrante" e que "estão em situação de vulnerabilidade". "Ainda não estão sem habitação, mas estão na iminência."
"Há todo um conjunto de variáveis que acompanhamos diariamente e que, neste momento, acaba por ser muito preocupante, porque percebemos que este número ainda pode vir a aumentar. É dramático", sublinha.
TSF\audio\2023\12\noticias\04\renata_alves_1_aumento
Para dar rosto às pessoas em situação de sem-abrigo, a Comunidade Vida e Paz vai aproveitar a Festa de Natal
para recolher depoimentos, que, depois, vão seguir em forma de carta para as entidades da área social.
"Vamos escutar as pessoas e as que permitirem que possamos gravar testemunho, vamos fazê-lo. Também vamos fazer a recolha escrita daquilo que as pessoas vão ter oportunidade de dizer, nomeadamente no que diz respeito às queixas que tenham, às necessidades que identificam e tudo aquilo que consideram que são as principais razões para estarem nesta situação. Depois vamos reunir tudo aquilo que as pessoas vão ter oportunidade de partilhar e enviar às entidades competentes", adianta.
A festa de Natal da Comunidade Vida e Paz faz 35 anos. Está marcada para os dias 16 a 18 de dezembro, na cantina da Cidade Universitária de Lisboa.