O PCP contesta o aumento do horário de trabalho no setor privado, sublinhando que o caminho deveria ser a redução para as 35 horas semanais.
Corpo do artigo
Depois de formalmente aprovada em Conselho de Ministros, o PCP repudiou, esta tarde, o aumento da meia hora de trabalho no sector privado.
No entender do deputado do PCP, Jorge Machado, a decisão do Governo representa um «gravíssimo ataque» a um dos principais direitos dos trabalhadores.
«A conquista das oito horas de trabalho em Portugal foi conquistada pelos trabalhadores do comércio e indústria em 1919. Os trabalhadores agrícolas conquistaram as oito horas de trabalho por dia em plena ditadura fascista, em 1962», afirmou.
«O que está em cima da mesa é um retrocesso inaceitável por parte do PCP, pelo que defendemos que é a altura de lutar com todas as armas que estão ao nosso dispor contra esta medida», acrescentou.
Para Jorge Machado, Portugal deveria estar a fazer o caminho inverso, ou seja, reduzir as horas diárias e semanais de trabalho.
[Texto escrito com o novo acordo ortográfico]