É o segundo país a anunciar formalmente um apoio a Portugal no combate à Covid-19, após a Alemanha ter disponibilizado profissionais de saúde e material técnico.
Corpo do artigo
O Governo da Áustria anunciou, esta sexta-feira, que está disponível para receber dez pacientes portugueses, cinco dos quais com Covid-19 e mais cinco com outras doenças ou operações pendentes.
"É uma questão de solidariedade europeia oferecer ajuda rápida sem burocracia para salvar vidas humanas", disse o chanceler austríaco, o Sebastian Kurz, em comunicado.
De acordo com o documento, "estão a decorrer conversações com o Ministério da Saúde português".
Os cinco doentes com Covid-19 podem ser transportados para as regiões da Baixa Áustria, Estíria, Carítina e Alta Áustria, com o apoio das Forças Armadas Austríacas, com recurso a um C-130. Em Viena devem ficar os cinco doentes com outras doenças ou operações urgentes pendentes.
O Governo austríaco reforça, no entanto, que este é um mecanismo que deve ser ativado de forma célere porque "a situação nas unidades de Cuidados Intensivos na Áustria melhorou ligeiramente por agora", mas "se a situação na Áustra piorar de novo", as circunstâncias e disponibilidade mudam.
O executivo português não confirma ainda a situação de auxílio austríaco. Questionado pela TSF, o Ministério da Saúde explica que "todas as hipóteses estão a ser consideradas no sentido de continuar a assegurar os cuidados de saúde aos portugueses. Num quadro de apoio externo, os mecanismos de cooperação europeia são obviamente uma possibilidade, em função da evolução que se vier a verificar".
LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
13318128