
Enciclofurgo / Wikicommons
O presidente da câmara de Castelo de Paiva revela que a nova ponte de Entre-os-Rios apresenta uma fissura no tabuleiro junto a um do pilares. A Infraestruturas de Portugal diz que a situação era "do nosso conhecimento" e que as fissuras são "recorrentes" e até mesmo "naturais".
Corpo do artigo
A ponte foi construida há 10 anos e faz parte do IC35. Em conferência de imprensa, o autarca Gonçalo Rocha dizia que a situação foi comunicada à Infraestruturas de Portugal. O presidente da câmara de Castelo de Paiva acrescentou que esta fissura na nova ponte de Entre-Os-Rios é visível a partir da margem esquerda do rio Douro.
Gonçalo Rocha espera que a situação da ponte seja avaliada e resolvida rapidamente em nome da segurança.
Numa resposta enviada à TSF a Infraestruturas de Portugal garante que "monitoriza permanentemente as condições de conservação" das pontes e equipamentos a seu cargo. "É portanto do nosso conhecimento a existência de fissuras superficiais na Ponte nova em Entre-os-Rios".
A entidade explica ainda que "estas fissuras, recorrentes e até mesmo "naturais" neste tipo de estruturas, não representam qualquer risco para a estabilidade e condições de segurança na utilização da mesma".
No comunicado é dito ainda que "esta mesma ponte foi alvo de uma inspeção, no âmbito de pedido de colaboração da empresa (na altura Estradas de Portugal) por parte do LNEC, que classificou esta travessia como tendo um estado de conservação de Bom".