
incêndio em Mangualde
Nuno André Ferreira/Lusa
Também em Viana do Castelo, o fogo não dá tréguas aos bombeiros. Dois fogos com início no sábado permanecem ativos.
O presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, disse esta segunda-feira que os incêndios que continuam a lavrar no concelho já causaram centenas de milhares de euros em prejuízo e estão a provocar uma "situação de grande alarme".
Em declarações à agência Lusa, o autarca de Mangualde explicou que, por volta das 21:30, "duas grandes frentes de incêndio estavam a aproximar-se das casas nas povoações de Cunha Alta e Almeidinha".
"Já foram retiradas algumas pessoas das habitações, por precaução, especialmente crianças e idosos", acrescentou.
De acordo com João Azevedo, o concelho vive "uma situação de grande alarme, adivinhando-se uma noite muito difícil". "Todos os meios estão a ser usados, mas os ventos estão sempre a mudar, muito rapidamente", referiu.
A linha férrea da Beira Alta continuava interrompida em Mangualde pelas 21:45 e o plano municipal de emergência permanecia ativado devido ao fogo, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, atualizada às 21:45, encontram-se a combater as chamas no concelho de Mangualde, distrito de Viseu, 293 operacionais, apoiados por 87 veículos.
Noutros pontos do país, dois incêndios permanecem ativos desde sábado no distrito de Viana do Castelo, segundo dados divulgados pela Autoridade Nacional da Proteção Civil.
No concelho de Monção, um fogo em mato, na localidade de Sa, teve início às 22:56 de sábado e está esta segunda-feira com duas frentes ativas e a ser combatido por 236 operacionais, apoiados por 77 meios terrestres.
No concelho de Vila Nova de Cerveira, também no distrito de Viana do Castelo, o incêndio, que deflagrou às 11:16 de sábado, na localidade de Corgas-Candemil, permanece esta noite com duas frentes ativas e está a ser combatido por 397 operacionais, apoiados por 129 meios terrestres.
No distrito da Guarda, 197 operacionais combatem um incêndio em mato na Senhora do Monte, no concelho de Gouveia, apoiados por 64 meios terrestres, adianta a Proteção Civil. O fogo teve início às 14:46 e permanece com três frentes ativas.
Na localidade de Vila Viçosa, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, 190 operacionais, apoiados por 55 meios terrestres, combatem um incêndio em floresta, que teve início às 15:43 e permanece com três frentes ativas.
Em Braga, no concelho de Póvoa do Lanhoso, um incêndio em mato, na localidade de Monte da Estabela, com início às 09:20, permanece com quatro frentes ativas e está a ser combatido por 47 operacionais, apoiados por 15 meios terrestres.
No distrito do Porto, um incêndio em Milhundos, no concelho de Penafiel, que teve início às 15:30, está a ser combatido por 50 operacionais, apoiados por 15 viaturas.