Autarca de Penafiel diz que medidas para hospital podiam "ter sido tomadas mais cedo"
Antonino Sousa defende que é preciso aumentar a capacidade de resposta de saúde para outras doenças.
Corpo do artigo
Marta Temido reuniu-se com o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino Sousa, que se congratulou com o facto de terem sido tomadas algumas medidas para aquele hospital, nomeadamente com a transferência de doentes, a criação de um espaço exterior para testes à Covid e o aumento do número de camas, mas o autarca considera que algumas destas medidas pecam por tardias e defende que é preciso reforçar o número de profissionais de saúde.
"Estas medidas nem sequer são de um grau de complexidade muito elevado e poderiam ter sido tomadas mais cedo. Há outras que também são importantes, o espaço só por si não resolve, é preciso ter mais recursos humanos, mais profissionais de saúde. Sabemos que nesta altura não é fácil encontrar mais recursos humanos e profissionais de saúde, mas ainda assim é preciso ver que unidades do Serviço Nacional de Saúde não estão neste momento com uma pressão tão grande", explicou à TSF Antonino Sousa.
Nestas declarações, o autarca disse também que é preciso aumentar a capacidade de resposta de saúde para outras doenças, acrescentando que esse foi um dos compromissos assumidos pela ministra Marta Temido.
13004970
"Foi assumido o compromisso, por parte da ministra, de que a testagem fora do hospital iria acontecer, os monoblocos com o reforço da capacidade também vão manter-se até que toda esta situação esteja ultrapassada. Da parte da ministra foi ainda assumido que a ARS ia agora fazer essa interpelação, junto quer das unidades privadas quer do setor social aqui na região e dentro da área de intervenção da ARS do Norte para avaliar a disponibilidade que tinham para receber doentes", acrescentou o presidente da Câmara de Penafiel.
13006760