Corpo do artigo
Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real, confirmou que vai haver uma equipa de bombeiros em permanência no centro de controlo e comando do Túnel do Marão, para que haja uma intervenção imediata em caso de acidente ou incêndio.
O autarca socialista refere, em declarações à TSF, que a foi solução encontrada entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a Infraestruturas de Portugal (IP) e a corporação de bombeiros da região.
"O relatório apontava para a necessidade de criar um novo plano de emergência, esse plano está criado e para algo estranho que foram os 36 minutos necessários para prestar socorrer um incêndio de um autocarro no Túnel do Marão", explicou.
TSF\audio\2018\04\noticias\11\rui_santos_1_tunel_do_marao_22h
Rui Santos acredita que a presença de bombeiros "numa das saídas do túnel com um veículo" é um "ganho significativo e importante para salvaguardar a tranquilidade de todos aqueles que passam por aquelas infraestruturas".
TSF\audio\2018\04\noticias\11\rui_santos_2_bombeiros_22h
O Ministério das Infraestruturas anunciou que o centro de comando do Túnel do Marão irá entrar em funcionamento no dia 26 de abril, mas não especificou a forma como a medida ia ser colocada em prática.
Para além do anúncio, o ministério avançou ainda que no mesmo dia serão apresentados publicamente os novos planos de atuação para o Túnel do Marão que se estende por 5.665 metros e está incluído no Autoestrada 4 (A4) que liga Amarante a Vila Real.
A elaboração do plano de Prevenção e a revisão dos planos de Emergência Interna e Prévio de Intervenção foram determinados por um despacho conjunto dos secretários de estado da Proteção Civil, Artur Neves, e das Infraestruturas, Guilherme d'Oliveira Martins, tendo sido entregues ao Governo, em março, pela IP e a ANPC.
E, de acordo com o Ministério das Infraestruturas, estes planos já se encontram em vigor.