O anúncio foi feito durante uma reunião de câmara realizada esta quinta-feira e é mais um episódio dos vários desentendimentos entre o autarca António Magalhães e Cristina Azevedo.
Corpo do artigo
O autarca de Guimarães retirou a confiança à presidente da fundação que está a organizar os eventos relativos à capital europeia da Cultura que vão acontecer naquela cidade em 2012.
Na reunião de câmara desta quinta-feira de manhã, António Magalhães deu conta da sua decisão de retirar a confiança a Cristina Azevedo e diz que já informou o secretário de Estado da Cultura a este respeito.
Em declarações à TSF, o presidente da câmara de Guimarães admitiu que nunca houve empatia com a cidade e autarquia por parte de Cristina Azevedo.
António Magalhães diz que houve sempre um «trabalho distante e impreparado em muitas situações que deram origem a muitos problemas» da líder da Fundação para com a câmara, que a autarquia tentou sempre «minimizar».
Para o autarca, os maiores problemas surgiram aquando da «candidatura de fundo» que foi preciso fazer e que surgiu com «alguns atrasos que não se explicam de todo».
«É preferível romper do que estar à espera do que o que nunca chega. foi o que fizemos», concluiu António Magalhães, que desvalorizou os efeitos a nível prático desta atitude tomada pela autarquia.
A falta de entendimento entre o autarca e a líder da Fundação Guimarães 2012 não é de agora, uma vez que António Magalhães se tem vindo a queixar-se de alegados atrasos relativos à preparação da capital europeia da Cultura 2012.
Contactada pela TSF, a secretaria de Estado disse desconhecer oficialmente esta decisão, mas adiantou que, esta sexta-feira, vai realizar-se uma reunião com o autarca de Guimarães.