Autarcas defendem que regionalização deve fazer parte do debate da reforma do Estado
Na conferência da TSF, os autarcas António Costa e Rui Rio defendem que o debate sobre a reforma do Estado não pode deixar de fora a regionalização.
Corpo do artigo
Os dois autarcas consideram que a descentralização terá benefícios para o país ao nível por exemplo dos custos. Rui Rio citou o exemplo de um «insuspeito país»: a Alemanha.
«O Tribunal Constitucional na Alemanha é numa cidadezinha que é capaz de equivaler a Ponte de Lima ou Ponte da Barca em Portugal. Cá está em Lisboa e ninguém sonha que podia estar em Coimbra», lembra o presidente da Câmara do Porto.
António Costa considera que se fosse criada uma grande região de Lisboa Portugal só tinha a ganhar.
O presidente da câmara da capital fez também questão de dizer que no desenho do sistema eleitoral português podem ser feitas mudanças, nomeadamente na eleição dos autarcas.
Também para a eleição na Assembleia da República adivinha vantagens num sistema que incluísse ciclos de um só deputado.
Rui Rio duvida desta ideia, mas diz que está disposto a discutir essas e outras propostas. Este autarca defende uma refundação do regime. Na conferência da TSF, o presidente da Câmara do Porto sublinhou que a crise não é filha apenas de erros económicos mas também de erros políticos.