Ricardo Mexia sublinha que está previsto que o sufrágio aconteça no início do outono, época em que há maior circulação de vírus respiratórios.
Corpo do artigo
O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, defende que "talvez fosse melhor" adiar as eleições autárquicas, mesmo que ainda exista "uma enorme incerteza" sobre a evolução da pandemia em Portugal nos próximos meses.
"Sabemos que durante o verão, provavelmente e independentemente de tudo o resto, poderá haver uma diminuição da incidência" da Covid-19 no país, pelo que "se não houvesse grande prejuízo do ponto de vista político ou jurídico, talvez fosse melhor" realizar as autárquicas "mais tarde".
TSF\audio\2021\02\noticias\10\ricardo_mexia_1_autarquicas
Em declarações à TSF, Ricardo Mexia sublinha que as presidenciais do último mês decorreram "com todas as contingências e dificuldades" reconhecidas que podem agora envolver "um número muito maior de pessoas".
"Talvez fosse avisado não ser nesse momento em que, eventualmente, poderemos estar a entrar no outono, e em que sabemos que há uma maior circulação de vírus respiratórios", alerta o médico de saúde pública, numa altura em que as eleições ainda não têm data marcada: segundo a lei eleitoral, realizam-se "entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro do ano correspondente ao termo do mandato".
Ainda assim, Ricardo Mexia argumenta que é melhor antecipar cenários agora do que andar a correr atrás do prejuízo que possa vir a verificar-se, seja pelas eleições ou pela retoma da atividade letiva, "que coincide mais ou menos com o período de setembro".
"Convém começar a pensar em tudo isso antecipadamente para podermos ter um planeamento adequado", alerta o médico.
TSF\audio\2021\02\noticias\10\ricardo_mexia_2_antecipar_19h
Esta quarta-feira, o líder do PSD, Rui Rio, assegurou que o partido vai "pensar a sério" sobre a necessidade de adiamento das autárquicas e remeteu uma posição oficial para os próximos dias. Antes, duas distritais do partido já tinham pedido que esse adiamento fosse ponderado. O PS reagiu para considerar que o pedido é "claramente extemporâneo."
13338444