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As autoestradas, que tiverem alternativas, vão passar a ser pagas «do primeiro ao último quilómetro», mas com redução do preço. Sérgio Monteiro, o secretário de Estado, diz que as novas regras devem entrar em vigor ainda este ano.
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As autoestradas vão passar a ser todas pagas, desde que haja alternativa rodoviária. A regra, explicada hoje pelo secretário do Estado dos Transportes, aos autarcas algarvios vai servir para todo o país.
Esta mudança implica, de acordo com Sérgio Monteiro, uma descida do preço médio das portagens cobradas.
«Primeiro sempre que haja uma alternativa consideramos que deve ser do primeiro ao último quilómetro da estrada, e não apenas nos sítios onde estão os pórticos, segundo o preço médio por quilómetro deve ser reduzido em função da zona onde a cobrança está a ser feita», explica.
O secretário de Estados dos Transportes confirmou ainda algum atraso na abertura do concurso de privatização da linha de Cascais, mas a venda continua prevista para este ano.
A Linha de Cascais é a primeira das linhas da CP a ser privatizada. Neste caso é uma reprivatização. Na origem, a Linha de Cascais foi construída e gerida pela sociedade detentora do Casino Estoril.
O secretário de Estado que explicou que o modelo usado em Cascais, pode depois servir para outras operações, na área dos transportes.