"Autorizamos hoje a declaração do estado de emergência por calamidade pública"
Ana Catarina Mendes diz que está em causa a "proteção da vida de todos os que estão ameaçados pela pandemia".
Corpo do artigo
Chamada a intervir em primeiro lugar por Ferro Rodrigues, no debate sobre a aprovação do estado de emergência, Ana Catarina Mendes, do PS, reforça que o Governo deu luz verde ao estado de emergência por estar em casa o valor da proteção da vida de todos os que estão ameaçados pelo novo coronavírus.
11946125
"Autorizamos hoje a declaração do estado de emergência por calamidade pública. Sabemos que está em causa um valor importante: o da proteção da vida de todos os que estão hoje ameaçados pela pandemia que afetou o país, a Europa e o mundo. Não nos faz falta um excesso securitário, a cidadania completa e vigilante será, feitas as contas, a proteção mais eficaz e duradoura", explicou Ana Catarina Mendes.
A deputada sublinhou também que os poderes ampliados do Estado, com esta declaração, devem ser utilizados com ponderação e proporcionalidade.
11949344
"A declaração do Estado de emergência não deverá nunca ser parte dos problemas que hoje enfrentamos. Muitas pessoas não têm alternativa ao trabalho para pagar a luz ou garantir o cuidado daqueles que deles dependem. Temos que garantir que as pessoas e o país sobrevivem à crise", adverte a líder parlamentar do PS.