"Aves migradoras de grande porte podem colidir com aviões" no aeroporto do Montijo
João Matos defende que a construção do aeroporto do Montijo é um erro estratégico. O presidente da Ordem dos Biólogos deixa o alerta: há um "risco acumulado enormíssimo" que não vale a pena correr.
Corpo do artigo
O presidente da Ordem dos Biólogos é taxativo: há um risco grave de segurança com a instalação do aeroporto do Montijo, decorrente da possibilidade de as aves embaterem com os aviões.
João Matos explica, em declarações à TSF, que o estudo dos impactos ambientais apenas teve em conta as aves que estão sempre presentes naquela região, e não as migradoras. "O impacto que estas aves de grande porte podem ter por colisão com aeronaves é significativo perante um tráfego muito elevado", refere.
TSF\audio\2019\09\noticias\20\joao_matos_1_risco_grave_seguranca
11320281
"Há pessoas que pensam que, depois, as aves se habituam aos ruídos. Podem até habituar-se aquelas que são invernantes - aquelas em que o estudo se concentrou - e que estão sempre ali, mas as migradoras, as que vêm em bandos de milhares, não se habituam", esclarece o biólogo.
TSF\audio\2019\09\noticias\20\joao_matos_2_montijo_erro_estrategico
João Matos defende que a construção do aeroporto do Montijo é um erro estratégico, e chega a elencar razões que comprovam que a escolha do Governo não é adequada. "Nós consideramos que a instalação do aeroporto do Montijo é um erro estratégico, que, além dos custos económicos, vai ter custos ambientais e sociais muito consideráveis a curto e médio prazo."
11321073
O presidente da Ordem dos Biólogos deixa o alerta: há um "risco acumulado enormíssimo" que não vale a pena correr.
11320937