O Aeroporto Sá Carneiro acionou um "alerta de nível 1" para uma "aeronave com problemas elétricos que pediu aterragem e que foi desviada para o Aeroporto de Lisboa por causa da nebulosidade.
Corpo do artigo
A companhia aérea TAP confirmou que um avião Embraer teve "problemas técnicos" e foi desviado do Porto para Lisboa devido a "baixa visibilidade", tendo aterrado em segurança com os 106 passageiros às 9h17.
Fonte oficial da TAP explicou que os 106 passageiros que deviam ter chegado a Zurique (Suíça), pelas 10h40 (hora local), aterraram no Aeroporto de Lisboa pelas 9h17 e que a aterragem decorreu "em segurança" e "normalmente".
"Os passageiros estão com uma equipa da TAP para encontrar soluções e alternativas de voos para chegarem a Zurique ainda hoje ou amanhã (segunda-feira) de manhã", acrescentou fonte da TAP.
O avião da TAP descolou pelas 7h29 do Aeroporto do Porto com destino a Zurique, mas devido a problemas "técnicos" pediu aterragem de emergência no aeroporto mais próximo que era o do Porto, mas devido "à baixa visibilidade", relacionada com o nevoeiro, o voo TP 922 foi redirecionado para Lisboa.
Fonte aeronáutica explicou à Lusa que a tripulação não chegou a declarar emergência no ar.
O Aeroporto Sá Carneiro acionou, pelas 7h59, um "alerta nível 1 para uma aeronave com problemas elétricos" e que "pediu aterragem" na pista.
Os meios mobilizados e "postos em prontidão foram "30 bombeiros de 11 corporações, com 11 veículos", disse o CDOS do Porto, referindo que os mesmos meios foram "desmobilizados pelas 8h44".
Em declarações à Lusa um funcionário da ANA - Aeroportos disse que devido às "alterações climatéricas, um voo da Easyjet, que devia ter aterrado pelas 8h30 no Sá Carneiro, foi desviado para o aeroporto em Santiago de Compostela", no Norte de Espanha.
O "nevoeiro está a afetar os voos desde as 6h00", avisou a mesma fonte, acrescentando que há "vários voos com atrasos".
Notícia atualizada às 13h49