Bacalhau, bolo-rei e 'Duendes à solta': este Natal há "cor" e "alegria" no Mercado do Bolhão
Até 23 de dezembro, quem for ao mercado tradicional do Porto pode ser surpreendido com uma programação dedicada ao Natal. A TSF entrou pelas portas do Bolhão, onde os comerciantes estão "contentes" por estarem "mais perto da cultura".
Corpo do artigo
- "Menina, quer fruta? Quer provar um morango que eu lavo?"
Quem pergunta é a vendedora de fruta Paula Viana, imediatamente após entrar no Mercado do Bolhão. Mas hoje a TSF não veio comprar fruta.
- "Vim para conhecer o programa de Natal do Bolhão", respondi.
As bancas estão com os produtos tradicionais nas montras. Há cabeças de alho e cebolas penduradas ao lado das luzes e enfeites de Natal, azeitonas, flores, ou garrafas de azeite. À TSF, o coordenador da comunicação da empresa municipal Go Porto, Pedro Pinto, diz que o objetivo é trazer um toque natalício a um mercado cheio de vida.
Temos os 'Duendes à solta', a 'Polar Clown' - que é um palhaço que vai fazer divertir, essencialmente, os mais pequeninos, mas ótima para as famílias. Teremos ainda também um caricaturista que está cá durante vários dias a fazer caricaturas da família, dos amigos... e depois muito Showcooking
Quem passa pelo mercado consegue "sair com um cabaz com bacalhau, azeite, enchidos, couves, vinho e bolo-rei". Mas muito mais que produtos, as pessoas podem encontrar "um bocadinho dos sons e brincadeirinhas de Natal" no Mercado do Bolhão. Para Pedro Pinto, "é mesmo dar força à tradição".
Numa das barraquinhas, encontramos Alexandre Pires. Trabalhador no mercado há 15 anos, diz que o número de clientes tem aumentado, muito em parte por “todos os eventos e todas as programações que o mercado faz".
Há muito aquela ideia de que este mercado está vocacionado para o turismo, mas este mercado também para o português em geral é muito apetecível, e há bons produtos, boa qualidade, bom serviço.
Não muito longe, Noémia Alves vende azeite. Nesta banca, os clientes são essencialmente estrangeiros e a vendedora ainda espera por melhores dias. Apesar do frio que se sente neste mercado tão exposto ao ar livre, a comerciante fica de coração quente com a programação do Mercado do Bolhão neste Natal.
É um momento para alegrar, para dar mais movimento e mais cor. (...) A gente fica sempre contente, é sempre bom estarmos mais perto da cultura.
O mercado do Bolhão abriu portas pela primeira vez no século XIX e, desde então, é uma referência no coração do Porto. Depois da árvore na Avenida dos Aliados e das luzes na baixa da cidade, os portuenses podem agora sentir o Natal a chegar quando visitam o Bolhão. Toda a programação cultural dedicada a esta quadra pode ser encontrada no site.
