Em Melgaço, a gastronomia e os vinhos Alvarinho são produtos apelativos daquele território minhoto. Na vila, há um espaço moderno onde os pratos de bacalhau e de carne, servidos em doses generosas, são a base da ementa.
Corpo do artigo
Melgaço, o município mais setentrional de Portugal, é um território apaixonante, pelas tradições que chegaram aos nossos dias transmitidas de geração em geração; paisagens deslumbrantes e qualidade única de vários produtos.
O vinho verde Alvarinho, qual poema que exprime o caráter de uma região única; a gastronomia, famosa pela lampreia e pelo cabrito; o fumeiro -- presunto, salpicão, chouriça de carne e também de sangue --, com Indicação Geográfica Protegida (IGP), reconhecida pela Comissão Europeia, formam apetecível trilogia de uma região que vale a pena visitar.
Na vila, onde o espaço Memória e Fronteira conta o passado recente da vida local, nomeadamente os fenómenos da emigração e do contrabando, o restaurante Chafarix não passa despercebido numa das rotundas da zona mais moderna de Melgaço.
TSF\audio\2018\04\noticias\30\tsfmesa30
Espaço moderno e confortável, amplo e envidraçado, mesas e cadeiras em madeira, alfaias a preceito, evoluiu, em 2002, da primitiva cafetaria para restaurante, em que prevalecem os pratos de bacalhau e de carne.
As entradas chegam à mesa integrando um vistoso conjunto, pleno de cor e variedade colocado sobre uma roda em madeira: presunto, chouriça assada, queijo, alheira da casa, azeitonas marinadas.
Nas especialidades, destaca-se o bacalhau ao Alvarinho, com batata às rodelas, cebola marinada naquele vinho, picadinho de pickles e ovo ralado;
O bacalhau surte ainda nas versões à minhota: com broa e ainda escondido, que foi a opção escolhida. O gadídeo apresentou-se acompanhado de batata às rodelas estufadas no tacho, com pimentos e coroado com camarões. Confeção satisfatória para um prato apresentado em volumoso tacho.
Nas carnes, meia dúzia de escolhas: o tradicional cabrito assado no forno, apenas ao domingo ou por encomenda; costeletão de boi grelhado, com cerca de 1,2 kg, grelhado na mesa; espetada de boi com camarão ou com chouriço; costeleta de vitela grelhada e naco grelhado.
A escolha recaiu neste último: carne de vaca minhota, grelhada na mesa e acompanhada com arroz de feijão ou batata. A murro ou frita. Um prato com nota positiva.
Sobremesas de bom nível. Carta de vinhos em que prevalecem os excelentes e gastronómicos alvarinhos da região.
Serviço simpático. Restaurante Chafarix, em Melgaço.
Onde fica:
Localização: Praça Amadeu Abílio Lopes, Melgaço
Tef.: 251 403 400 ; 936 751 060