A capitania do Porto de Setúbal ordenou a colocação de avisos aos banhistas na praia da Califórnia. A bactéria foi detetada nas últimas análises feitas à água, realizadas na terça-feira.
Corpo do artigo
A bandeira vermelha foi hasteada esta quinta-feira de manhã na praia da Califórnia, em Sesimbra, devido a contaminação microbiológica. Os banhistas foram aconselhados a não entrar no mar e a sair da praia, devido à presença de uma bactéria coliforme no mar.
O capitão do porto de Setúbal, Luís Lavrador, adiantou à TSF que os banhos vão continuar interditados até que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realize novas análises.
TSF\audio\2017\07\noticias\13\luis_nicholson_lavrador_1
A bactéria foi detetada nas últimas análises feitas à água, efetuadas dia 11 de julho. Questionado pela TSF, o capitão Luís Salvador acredita que "não há motivo para alarme".
As bactérias coliformes podem ser encontradas no solo, nas águas naturais e residuais domésticas e no intestino do homem e de outros animais de sangue quente. São largamente utilizadas na avaliação da qualidade das águas, podendo ser responsáveis por doenças como a febre tifóide, febre paratifóide, disenteria bacilar e cólera se se ingerir água com altos níveis de coliformes.