Associação estendeu a Mesão Frio o acompanhamento do percurso escolar dos mais novos até à inserção na vida ativa. É já o sétimo concelho na região do Douro a beneficiar do apoio.
Corpo do artigo
A Bagos D'Ouro alargou, este ano, a sua ação ao sétimo concelho duriense, região onde acompanha o percurso escolar de mais de 200 crianças e jovens oriundos de famílias desfavorecidas e com diversos problemas.
Esta associação começou, em 2010, em São João da Pesqueira, com 10 menores, e depois avançou para Tabuaço, Armamar, Sabrosa, Alijó, Murça e, agora, Mesão Frio.
O objetivo da Bagos D'Ouro é potenciar crianças e jovens de famílias carenciadas, sinalizadas pelo potencial escolar e capacidade de progressão, até à sua integração na vida ativa.
Em Mesão Frio o acompanhamento começa logo no primeiro ciclo. A psicóloga Bárbara Queirós, que faz a coordenação neste concelho, refere a que a estratégia da Bagos D'Ouro foi começar a trabalhar com "miúdos do primeiro e do segundo ciclos" de ensino, que "são especiais e mais desafiantes", mas que, ao mesmo tempo, "captam mais a atenção e o coração" das técnicas da associação.
Um destes miúdos é Enzo, que tem 7 anos. Diz estar feliz com o apoio da Bagos D'Ouro e de quem lá trabalha, pois "ajudam a ler, estudar e aprender". Marta, 9 anos, está "contente" com o acompanhamento que a ajuda a alimentar o sonho de ser "polícia para apoiar as pessoas ou veterinária para ajudar os animais".
Libânia Costa, 33 anos, mãe de Marta, admite que este apoio da Bagos D'Ouro "é uma boa iniciativa e já devia ter ocorrido há mais tempo". Mariana Silva, 30 anos, mãe de Enzo, já se convenceu que o apoio no percurso educativo poderá ser importante para o futuro dos filhos. Para que possam "ficar longe da vinha ou do desemprego ou do insucesso" e "ir pelo mundo fora e serem felizes, o que aqui em Mesão Frio é mais difícil".
Segundo Bárbara Queirós, é essa expectativa de "abertura de horizontes e criação de oportunidades" que convence as famílias a aceitarem a intervenção da associação.
Carla Sousa, coordenadora social de terreno nos sete concelhos onde a Bagos D'Ouro tem intervenção social, adianta que estão a ser acompanhadas "214 crianças". "Tanto podem ter acompanhamento direto ou serem irmãos que também acabam por usufruir do olhar atento e das oportunidades".
Neste Natal, a Bagos D'Ouro ajudou as crianças que acompanha a terem um sapatinho mais composto, graças ao contributo de famílias dispostas a ajudar.
O objetivo da associação é continuar a alargar a sua ação a mais concelhos, até chegar aos 19 da comunidade intermunicipal do Douro.
