Cerca de 350 alunos vão responder a desafios matemáticos esta quarta-feira, na baixa do Porto, numa gigantesca "aula".
Corpo do artigo
Numa organização do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em parceria com a Câmara esta aula destina-se a alunos de quase todos os graus de ensino.
Amélia Caldeira, professora do ISEP e coordenadora desta aula em que participam alunos do 5º ao 12º ano, conta que "muitas vezes os alunos perguntam porque é que estamos a aprender isto?". Um dos objetivos do evento "Matemátiva vai à Baixa" é precisamente mostrar que "a matemática tem muitas aplicações práticas" e ajudar os alunos "a valorizar a disciplina".
Entre 14:00 e as 17:00 os alunos vão fazer um percurso que começa em frente à Câmara Municipal do Porto, segue para a Praça da Liberdade, para Praça D. João I e termina na estação de metro da Trindade.
Em cada um desses locais vão estar três pontos de encontro, assinalados com um expositor, no qual os alunos vão encontrar os diferentes desafios, que devem ser resolvidos em cerca de dez minutos.
Amélia Caldeira explica que nos vários desafios será utilizado o espaço envolvente, "as estátuas, os edifícios e os autocarros".
Os alunos inscritos frequentam, entre outros, os agrupamentos de escolas Alexandre Herculano, António Nobre, Garcia de Orta, o Leonardo Coimbra e Rodrigues de Freitas.