Cidade piscatória, Peniche é um destino gastronómico conhecido pelo peixe fresco e marisco, elementos fundamentais da ementa dos restaurantes locais. Um pouco afastado do centro onde coexistem vários espaços, o Parque do Baluarte tem há estabelecimento de restauração com sabor a mar, que é referência.
Corpo do artigo
Peniche é um destino de tal modo privilegiado e procurado para a prática do surf, que se transformou em autêntica meca dos entusiastas deste desporto. A fama estendeu-se por todo o mundo, transformada em cartaz das excelentes praias da região, de Supertubos ao Baleal, mas na tradição da cidade que namorisca a Berlenga, a pesca é outra forte imagem de marca. Ancestral, com uma história de 2 000 anos, quando o garum -- pasta de peixe - já era exportado para Roma.
O peixe e o marisco continuam a alimentar a maioria das ementas dos restaurantes de uma cidade com história escrita nas paredes da fortaleza.
Um pouco mais longe, mas praticamente encostado à muralha e mesmo em frente da escola secundária, o restaurante DO PARQUE tem como especialidade o peixe e o marisco, originários do mar de Peniche. Com a lota ali tão perto, os produtos destacam-se pela frescura atlântica,
É uma construção moderna, quase totalmente envidraçada, em pleno Parque do Baluarte, ladeado pela avenida 25 de abril.
Espaço bem enquadrado, em pleno jardim, com farta luz natural; ambiente descontraído; decoração com toque de modernidade. Mesas e copos a condizer.
A grelha e a comidinha de tacho, em particular os arrozes - de garoupa, de safio ou e robalo - e as massinhas são a base do enunciado da lista.
Para entreter o palato, ao jeito de preâmbulo refeiçoeiro, petingas fritas; salada de ovas ou de polvo; lulas de Peniche à sevilhana.
A sopa rica de peixe tem justificada fama, emparceirando com as migas de alfaquique, também conhecido por peixe-galo, frito com açorda de ovas.
A caldeirada, prato com forte tradição em Peniche, mistura o saber empírico da comunidade piscatória com uma culinária mais aprimorada, O resultado é saboroso.
Outra especialidade deste restaurante: os sequinhos de raia, de dourada ou de garoupa.
No capítulo de massinhas as opções podem ser de cherne ou de cantaril; para grelhar, dia a dia, as hipóteses são vastas, embora dependam do que vier à rede. Linguado, salmonete, robalo, pregado são as espécies mais habituais no expositor.
Sobremesas tradicionais. Garrafeira adequada. Serviço simpático neste restaurante do PARQUE, que é um feudo do peixe e do marisco. Em Peniche.
Localização: Peniche
Telef.: 262 789 25