O banco do Ramalho foi, durante décadas, um dos postais das termas do Gerês. Local de fruição, onde o escritor contemplava a paisagem, tem há vários anos, mesmo em frente, um restaurante típico cujo nome é tributo ao autor de As Farpas.
Corpo do artigo
«Em umas toscas pedras que os frequentadores do Gerês chamavam os bancos do Ramalho, costumava vir aqui sentar-se, lendo e escrevendo, o notável escritor José Duarte Ramalho Ortigão que tanto honrou a sua terra».
O banco do Ramalho, como ficou conhecido, ainda lá está, na Assureira, à entrada das termas do Gerês, mas a lápida já desapareceu.
Em 1920, cinco anos após a morte do autor de As Farpas, a obra com assinatura de Raul Lino foi colocada no aprazível espaço ajardinado de Ramalho contemplava as águas do rio Caldo e mirava a Pedra Bela bem lá no cimo.
Frente ao famoso banco, outrora um dos postais ilustrados das termas do Gerês, hoje, quase esquecido, abriu, já lá vão mais de três décadas e meia, um restaurante típico, bem à moda do Minho.
É a Adega do Ramalho, cujo nome é tributo ao escritor e ao local que frequentava. Trata-se de uma casa aberta por Lino Ribeiro, um geresiano de nascimento, descendente da primeira família, oriunda de Rio Caldo, que se fixou, no ano de 1860, em permanência nas termas.
TSF\audio\2018\04\noticias\05\tsfmesa5
O restaurante, de ambiente descontraído e decoração rústicas, conta com uma aconchegante lareira, que minimiza os rigores invernais.
Os petiscos tradicionais - presunto, chouriça assada, moelas - dão para entreter enquanto não chegam pratos de maior resistência, que não fogem ao tradicional por aquelas paragens.
O bacalhau à Ramalho é particularmente apreciado, mas as propostas cárnicas não ficam atrás, surgindo em bom número na lista.
Rojões à portuguesa e vitela ou cabritos assados em forno a lenha são outras boas propostas para suculenta refeição. Carne de boa qualidade, culinária sem grandes truques a tirar partido do produto, de acordo com as preferências da clientela,
Nas sobremesas, a musse de chocolate, de confeção caseira, tem justificada fama e não trai as expectativas.
Garrafeira suficiente e serviço prestável neste restaurante simples e popular. À moda do Minho.
Adega do Ramalho, nas termas do Gerês.
Onde fica:
Localização: Assureira, nº 21, Vilar Da Veiga, Braga, 4845-064 Gerês (Terras do Bouro)
Telef.: 253 391 336