Banhos continuam interditos em duas praias algarvias: "Aqueles que insistam em ir à água podem ser autuados"
A presença da "bactéria e-coli" está a preocupar a autarquia de Castro Marim
Corpo do artigo
Os banhos nas praias de Alagoa-Altura e Praia Verde, no concelho de Castro Marim, no Algarve, continuam interditos, devido à deteção da "bactéria e-coli nas águas das praias".
Em declarações à TSF, o comandante do Porto de Vila Real de Santo António, Afonso Martins, explica que foram içadas as bandeiras vermelhas e colocadas viaturas da Autoridade Marítima no terreno para informar os banhistas de que "a praia estava interdita a banhos, por uma questão de saúde".
"Para aqueles que insistam em ir à água, também existem medidas contraordenacionais para isso. Podem ser autuados", alerta o comandante.
A autarca de Castro Marim, Filomena Sintra, afirma à TSF que esta situação não é favorável para o turismo e, por isso, espera que a situação se resolva com a maior brevidade possível.
"Custa-nos viver este tempo de espera. Eu desejo muito que se resolva o mais rápido possível, pelas pessoas que estão cá, pela notoriedade das nossas belas praias", confessa.
Ressalva, contudo, que em primeiro lugar está a "saúde pública e a minimização de qualquer risco".
O Comandante Afonso Martins adianta ainda que vão ser feitas análises diárias até voltar a ser levantar a restrição que inicialmente "chegou da delegada nacional de saúde".
Até ao momento, a autarca de Castro Marim diz que não houve relatos de pessoas hospitalizadas por contaminação microbiológica da água.
