Banhos na Nazaré poderão ser autorizados ainda esta quinta-feira. Autarca pede ajuda ao Governo para substituir condutas
Em declarações à TSF, Manuel Sequeira refere que foram feitas mais análises para despistar outras bactérias e sublinha que é preciso "ponderar um sistema mais moderno"
Corpo do artigo
Ao final desta manhã já deve ser possível ir a banhos na praia da Nazaré. A bandeira vermelha foi içada na passada terça-feira, depois de uma descarga de esgotos. Em declarações à TSF, o presidente da câmara da Nazaré, Manuel Sequeira, acredita que os banhos poderão ser autorizados ainda esta quinta-feira.
"Segundo as análises, as correntes estavam a arrastar um bocadinho mais para sul. Por prudência, repetimos as análises, despistamos outro tipo de bactérias e estou convencido de que hoje [quinta-feira], a meio da manhã ou próximo da hora de almoço, estaremos em condições de abrir a praia. A qualidade da água vai ser positiva", explica à TSF Manuel Sequeira.
O Jornal de Notícias adianta que os autarcas da Nazaré e da Marinha Grande vão reunir-se esta quinta-feira com o secretário de Estado do Ambiente e o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente. Manuel Sequeira frisa que é preciso substituir condutas antigas, e, para isso, espera contar com o apoio do Governo.
"Estamos a falar de condutas com 50 e 60 anos que não conseguem dar resposta à pressão que está a ser exercida neste momento, porque a Nazaré evoluiu muito, temos uma pressão grande a nível do saneamento e precisamos de ponderar um sistema mais moderno", considera.
Questionado sobre se esse investimento seria muito avultado, o autarca aponta para os dois milhões de euros. "É algo que os nossos cofres não podem suportar, mas com a ajuda do Governo e de fundos comunitários é algo que não pode deixar de ser feito", sublinha.
Além da praia da Nazaré, os banhos também estão proibidos na praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande. A Agência Portuguesa do Ambiente confirmou, na quarta-feira, uma avaria grave na Estação de Águas Residuais, em Leiria, que levou a uma descarga de emergência com impacto no rio Lis.