Bantu, é o novo espetáculo do coreografo Victor Hugo Pontes, em ligação com Moçambique estreia esta noite, de 5 de outubro, no Teatro Nacional São João, no Porto.
Corpo do artigo
Bantu, é uma língua, podem ser muitas, mas também podem ser várias maneiras de falar, que sobreviveu ao colonialismo, uma marca identitária. Foi isso que o coreógrafo Victor Hugo Pontes foi à procura, com a parceria de Moçambique e o convite dos Estúdios Victor Córdon e pelo Camões - Centro Cultural Português em Maputo.
Esta é a comunidade Bantu, que quer fazer uma outra ideia de dança, onde a música, tocada para este espetáculo, cria também ela esta nova maneira, embora seja no fundo tudo como já estava, mas abrindo sempre lugar para novos sons.
Victor Hugo Pontes não fala numa coisa nova de espanto, até porque muito já não é estranho, mas há com esta matéria prima ou outra maneira de fazer, conjugar a dança, nos vários movimentos que fala o Bantu.
Celebrar esta conjugação de vontade para quem se conhece há muito, mas que por vezes estão mais longe do que a geografia mostra, Moçambique aproximasse, Portugal abre os braços, Bantu é a língua que nos pode fazer entender, aqui em dança.
Direção Artística Victor Hugo Pontes, Cenografia F. Ribeiro, Música Throes + The Shine, Direção Técnica E Desenho De Luz Wilma Moutinho, Desenho E Operação De Som João Monteiro
Figurinos Cristina Cunha, Victor Hugo Pontes, Assistência De Direção Cátia Esteves, Consultoria Artística Madalena Alfaia, Direção De Produção Joana Ventura, Produção Executiva Mariana Lourenço, Assistência De Produção Inês Guedes Pereira
Interpretação
Dinis Abudo Quilavei, Dinis Duarte, João Costa, José Jalane, Maria Emília Ferreira, Marta Cardoso, Osvaldo Passirivo
Estagiário Francisco Freire
Um Programa
Estúdios Victor Córdon E Camões - Centro Cultural Português Em Maputo
Parceiro Institucional Dos Evc
Camões I.P.
Coprodução
Nome Próprio, A Oficina/Ccvf, Camões - Centro Cultural Português Em Maputo, Casa Das Artes De Vila Nova De Famalicão, Opart/Estúdios Victor Córdon, Teatro José Lúcio Da Silva, Teatro Nacional São João
Bantu, coreografia de Victor Hugo Pontes, estreia esta noite, no Teatro Nacional São João, no Porto,
e fica de quinta a sábado às 19h00, na sexta feira a sessão é às 21h00, no domingo às 16h00, até 8 de outubro.