
Créditos: Associação de Beneficiários do Caia
A barragem atingiu esta segunda-feira um volume superior a 197 milhões de metros cúbicos de água, o que equivale a 99,99% da sua capacidade
A Barragem do Caia, no concelho de Elvas, distrito de Portalegre, está a efetuar desde domingo à tarde descargas de fundo, situação que não ocorria na história daquela albufeira desde 2013, foi divulgado esta segunda-feira.
Em declarações à agência Lusa, o gestor da Associação de Beneficiários do Caia (ABCAIA), Luís Rodrigues, indicou que as descargas de fundo devem manter-se "pelo menos" até quinta-feira.
O mesmo responsável indicou que, ao mesmo tempo, esta mesma albufeira prossegue as descargas à superfície, que se iniciaram no passado dia 26 de janeiro.
A albufeira, que atingiu os 99,99% da capacidade de armazenamento de água, está a proceder a descargas de superfície pelo quarto ano consecutivo.
Na página na Internet da ABCAIA, consultada pela Lusa, é possível constatar que a barragem atingiu esta segunda-feira um volume superior a 197 milhões de metros cúbicos de água, o que equivale a 99,99% da sua capacidade.
A barragem, construída em 1963, abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, todos pertencentes ao distrito de Portalegre, além de servir para a agricultura.
Depois de ser descarregada e libertada desta albufeira, a água segue o seu trajeto pelo Rio Caia, entrando a seguir no curso do Rio Guadiana, até chegar à Barragem do Alqueva.
