Barragens de Beliche e de Odeleite vão fazer "descargas controladas" por razões de segurança

Foto: Filipe Amorim (arquivo)
A Agência Portuguesa do Ambiente classifica este como um momento histórico e assegura que a vai ter também impactos muito positivos do ponto de vista ambiental. Já a Proteção Civil pede que a população evite "circular ou permanecer nas zonas de potencialmente inundáveis" durante as descargas
As barragens de Beliche e de Odeleite, no Algarve, vão realizar descargas para baixar o nível da albufeira, por razões de segurança, pelo segundo ano consecutivo e após 10 anos de seca na região.
"Estará previsto para o dia de amanhã, a partir das 14h00, a abertura das comportas de fundo. Será uma descarga controlada da barragem do Beliche, que engloba Castro Marim e um bocadinho da zona do Azinhal. (...) Está também marcada para o dia para dia 2 de janeiro, por volta das 10h00, a abertura da barragem de Odeleite. (...) Como são descargas controladas, é pouca velocidade. São muito lentas as descargas e vão ser feitas ao longo do dia depois", adiantou à TSF Inês Gomes, técnica de Proteção Civil da Autarquia de Castro Marim.
Inês Gomes recomenda a população a "evitar circular ou permanecer nas zonas de potencialmente inundáveis, a não se aproximar das margens das ribeiras e do rio durante o período das descargas e salvaguardar também os animais e os bens que têm perto do leito das ribeiras".
Já a Agência Portuguesa do Ambiente classifica este como um momento histórico e assegura que a vai ter também impactos muito positivos do ponto de vista ambiental, contribuindo para a recuperação ecológica das ribeiras a jusante que voltarão a receber caudais significativos.
A entidade assegura ainda que as descargas vão ter impactos muito positivos do ponto de vista ambiental, contribuindo para a recuperação ecológica das ribeiras a jusante que voltarão a receber caudais significativos.
