Base das Lajes: Presidente do governo regional dos Açores sugere a Passos maior esforço diplomático

Vasco Cordeiro considerou hoje que vai ser necessário um reforço da atuação política em defesa da manutenção da presença militar norte-americana na Base Aérea das Lajes, nos Açores.
Corpo do artigo
«Está em fase de conclusão um relatório da parte do Departamento de Defesa [dos Estados Unidos da América] que faz a reanálise das bases americanas na Europa, e julgo que depois haverá a necessidade imperiosa de reforçar a atuação política quanto ao desfecho final desse relatório», declarou Vasco Cordeiro antes de se deslocar à Base das Lajes com o primeiro-ministro.
Segundo Vasco Cordeiro, o que está em causa «não é um problema militar, mas um problema da relação diplomática entre dois países», que «deve continuar a merecer toda a atenção e todo o cuidado da parte do Estado português».
Pela sua parte, referiu que tem contactado congressistas norte-americanos para tentar que o assunto seja reanalisado.
Por sua vez, Pedro Passos Coelho falou apenas de possíveis formas de atenuar a redução da presença norte-americana nas Lajes, como a utilização dessa base «no quadro NATO ou num quadro mais alargadado» e medidas «de apoio social e de qualificações que resolvam alguns problemas de desemprego», e com a ressalva que não pretende «criar expectativas que depois possam não ser cumpridas».