Batalha, é um espetáculo da Companhia LAMA Teatro, de Faro e está na Odisseia Nacional do Teatro D. Maria II, numa Escola Secundária, na turma do 11º F.
Corpo do artigo
Batalha, é o titulo deste espetáculo, e remete para essa ideia de história de Portugal onde andámos
Sempre em batalhas. Aqui, uma turma do 11º ano, tem de contar a história de Portugal, resumida, a pedido do Presidente da República. Só que esta turma é daquelas do fundo da tabela, sem grande interesse por coisa nenhuma, muito menos por história de Portugal. Com agá grande ou pequeno, nada! O texto é de Sandro Williams Junqueira, a encenação de João de Brito.
A pergunta, agora é esta: que história de Portugal contar ao mundo? Que História ou estórias podem ser contadas, para mostrar, quem são afinal estes portugueses? Contados pelo 11º F, de uma escola secundária.
Há também a professora de história que também tem esta tarefa: João de Brito não quis fazer aqui uma critica ao ensino, mas sim uma ode aos professores, que todos os dias têm esta tarefa de fazer chegar aos alunos, um ensino que muitas vezes nem concordam, como é o caso da História de Portugal.
Esta é no fundo a batalha de todos os dias, fazer do ensino um lugar de interesse e que sirva este tempo e estas pessoas que vão ser cidadãos, daqui a nada, para outras batalhas.
Batalha da Companhia LAMA Teatro de Faro, está na Odisseia Nacional do Teatro D.Maria II, estreia a 3 e 4 de novembro em Faro, mas depois segue em digressão pelo sul do país.