Viana do Castelo, onde decorre a iniciativa Sai Prá Rua, continua esta semana como epicentro do TSF À Mesa.
Corpo do artigo
Nos dias soalheiros, o centro histórico da cidade do Lima, de ruas estreitas e sinuosas que desembocam em praças onde se destacam igrejas de vários épocas e belas casas brasonadas, ganha outra cor e movimento.
Junto ao rio, no Jardim da Marina, a animação Sai Prá Rua com oferta diversificada.
No topo norte da avenida principal, vizinha da estação ferroviária, destaca-se o solar mais antigo da cidade. É a Casa Melo Alvim, cuja data de construção, em estilo manuelino, remonta a 1509.
Mesmo ao lado da entrada principal e integrado no edifício, o Porta 93 abriu no verão de 2016, concretizando mudança do local inicial, por sinal, bem perto dali, e onde tinha aquele número de polícia.
TSF\audio\2018\06\noticias\19\tsfmesa19
Sala ampla, com pouca luminosidade; quatro colunas sustentam o teto, garrafeira no topo. Pratos de porcelana decoram uma das paredes; mesas em madeira maciça com individuais.
A cozinha, sob a orientação da chef Mariana Parra, assenta no receituário tradicional que vai recuperando e interpretado de um modo contemporâneo.
Ponto forte é a aposta nos produtos regionais, desde a carne de cachena e feijão tarrestre das alturas da Peneda, ao polvo do Castelo e aos ouriços-do-mar.
Nas entradas brilha a sopa de santola, muito justamente considerada um ex-líbris da casa. É um ceviche de santola com gema de ovo a baixas temperaturas e espuma de leite de coco e lima.
Neste capítulo, destaque ainda para a chorinha, uma sopa de peixe à moda da ribeira de Viana e para a salada de atum 93, com puré de feijão fradinho e molho verde.
Nos pratos de peixe, para além do que surge diariamente na praça, referência para o arroz de ouriços, cremoso e guarnecido com ovas; para o bacalhau negro, designação que advém da tempura de alho daquela cor e para o polvo, do Castelo, braseado, mexilhão e caldeirada de batata-doce.
O capítulo cárnico é preenchido com costela mendinha, acompanhada com puré de couve flor e salada tépida de cogumelos; naco de cachena braseado com ensopado de feijão tarrestre e tornedó, um bife de lombo grelhado e regado com molho de tutano.
As sugestões do dia, mais económicas e incluídas em menu especial, oferecem leque diferenciado de propostas, que incluem, por exemplo, creme de legumes com acelgas e sésamo; saladas de salmão curado com ovo escalfado ou de requeijão, maçã e mirtilos; caldeirada de tintureira ou um caril de frango tailandês, particularmente bem confecionado e saboroso.
Para sobremesa, muito bom o crumble de frutos vermelhos com gelado, mas há outras opções: mil folhas de coco e noz de macadâmia, com mousse de chocolate branco; parfait de chocolate negro com sorbet de ameixa e syrah.
Carta de vinhos com boas referências. Serviço simpático também contribui para que, na hora de Sair Prá Rua, deixemos o Porta 93 com vontade de regressar.
Onde fica:
Localização: Avenida Conde Carreira nº28, 4900-343 Viana do Castelo
Telef.: 910 776 694