O Bloco de Esquerda (BE) defendeu que o Governo apagou «a luz ao fundo do túnel» com as novas medidas de austeridade e não tem condições para governar e prometeu fazer tudo para o derrotar. Uma opinião partilhada pelo partido "Os Verdes".
Corpo do artigo
Esta posição foi transmitida aos jornalistas pela deputada do BE Catarina Martins, que se escusou a esclarecer se o seu partido vai ou não apresentar uma moção de censura ao executivo PSD/CDS-PP: «O Bloco fará tudo para derrotar este Governo e estas políticas, e é tudo o que eu vos posso dizer neste momento».
Em declarações na Assembleia da República, Catarina Martins afirmou que, com a conferência de imprensa de hoje à tarde, o ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, veio anunciar «mais desastres, mais impostos, mais despedimentos, mais austeridade», a juntar às medidas anunciadas na sexta-feira pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
«É um Governo que decidiu apagar a luz ao fundo do túnel. O que hoje Vítor Gaspar nos diz é que a luz ao fundo do túnel está definitivamente apagada com estas medidas. O BE considera que este Governo não tem condições para governar e que as suas políticas devem ser derrotadas», acrescentou Catarina Martins.
Também a deputada de "Os Verdes", Heloísa Apolónia, defendeu que se o Governo tivesse «o mínimo de dignidade» demitia-se em bloco e apelou aos portugueses para que «não aceitem» as medidas anunciadas pelo Governo.
Para "Os Verdes", «aquilo que o Governo veio fazer foi reconfirmar o falhanço rotundo das suas políticas», já que «os sacrifícios medonhos e profundamente injustos que o Governo pediu e continua a pedir aos portugueses eram para cumprir um défice e uma dívida que o ministro veio hoje dizer que não conseguiu e não consegue cumprir».