
Parlamento
O BE defende que a Zona Euro deve passar a emitir obrigações de dívida pública conjuntas para pôr cobro «à especulação sobre as dívidas soberanas».
Corpo do artigo
O deputado do BE, Pedro Filipe Soares, falava no Parlamento, numa conferência de imprensa onde apresentou um projecto de resolução do partido onde recomenda ao Governo «a realização de esforços para uma nova política monetária para a Zona Euro em resposta à crise da dívida soberana».
«A criação da emissão de obrigações públicas de dívida europeia, feita de forma conjunta na Zona Euro, potenciará o fim da especulação sobre a dívida soberana de cada um dos Estados e, ao criar um espaço europeu de dívida pública, diminuirão também os juros pagos pelos países para se financiarem», defendeu.
Pedro Filipe Soares sublinhou que esta é uma «necessidade cada vez mais consensual» e que existe um «consenso público cada vez maior sobre a criação conjunta da dívida pública europeia», apontando como exemplo um documento subscrito há poucas semanas por antigos chefes de Estado, entre os quais se incluía Jorge Sampaio.
O bloquista reiterou também o apoio do seu partido à criação de uma agência de 'rating' europeia, que «funcione de forma transparente e que clarifique as contas públicas dos países», e defendeu o rompimento dos contratos que Portugal tem com as três agências de notação norte-americanas.