A deputada do BE, Ana Drago, exigiu hoje a presença do ministro das Finanças no Parlamento, bem como o acesso aos contratos de cobertura de risco ('swaps') autorizados pelo setor empresarial do Estado.
Corpo do artigo
A deputada bloquista defendeu que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, deve explicações ao Parlamento sobre os contratos de cobertura de risco autorizados pelas empresas de transportes públicos que envolvem perdas financeiras de três mil milhões de euros.
A deputada referiu que a imprensa noticia que as substituições dos secretários de Estado Paulo Braga Lino e Juvenal Silva Peneda se deveram a terem autorizado a celebração de `swaps", enquanto dirigentes de empresas de transportes públicos.
«Portanto, percebemos que temos aqui uma clique laranja que esteve na gestão do setor empresarial do Estado, que depois foi para o Governo dizer que o Estado viveu acima das suas possibilidades e aparentemente esteve envolvido na assinatura direta desses instrumentos financeiros que avultam a este montante imenso», argumentou Ana Drago.
De acordo os jornais, a Inspeção Geral de Finanças e o IGCP (Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública) estão a realizar auditorias para analisar os financiamentos e os instrumentos de risco contratados, nos quais terão sido detetadas irregularidades.