O BE diz que o Governo «mergulhou o país num pântano» e o PCP incitou os portugueses a dar o «último empurrão» a Passos Coelho. "Os Verdes" acenam com moção de censura ao Governo.
Corpo do artigo
O Partido Ecologista "Os Verdes", único à esquerda que ainda pode apresentar uma moção de censura ao Governo, acenou esta quarta-feira com essa possibilidade no Parlamento.
«Não abdicaremos de nenhum, de nenhum, dos instrumentos que temos ao nosso alcance e ao nosso dispor para pôr fim a esta crise que grassa pelo país, protagonizada por um PSD e por um CDS que cavaram a sua própria sepultura», afirmou a deputada ecologista Heloísa Apolónia.
«Aguardaremos pela atitude do Presidente da República. O que temos a dizer é que não aceitamos outra solução que não passe pela dissolução do Parlamento. Outra qualquer decisão seria uma traição ao país, face à realidade, às necessidades e ao espetáculo deprimente que está criado», acrescentou.
Também à esquerda, Pedro Filipe Soares, do BE, mostrou hoje preocupação no Parlamento, sublinhando que «é preciso tirar ilações políticas» da situação atual. Para os bloquistas o CDS-PP é «um partido fechado num castelo».
Pedro Filipe Soares afirmou também que o «Governo está a mergulhar o país no pântano».
Por sua vez, o líder parlamentar do PCP apelou «trabalhadores e populações» a dar um «último empurrão a um primeiro-ministro que não quer largar o poder», nas manifestações marcadas para hoje, no Chiado, e sábado, em Belém.
Bernardino Soares é da opinião que «a patética novela que se desenrola desde o início da semana é indigna do regime democrático e demonstra que esta gente que desgoverna Portugal não tem nem nunca teve qualquer respeito pelo país e pelos portugueses».