
Pedro Filipe Soares
O BE marcou um debate de atualidade para quinta-feira sobre a dívida e a sétima avaliação da 'troika', «em nome da transparência» do que se passa «nos corredores do Ministério das Finanças» e da afirmação de «alternativas».
Corpo do artigo
«Em nome da transparência, mas também da persecução de alternativas, o Bloco de Esquerda marca um debate para amanhã [quinta-feira] sobre a dívida, a sua renegociação e a sua aplicação no âmbito da sétima avaliação da 'troika'», afirmou o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares.
O debate de atualidade tem, segundo o regimento da Assembleia da República, a presença de um membro do Governo, que ainda não foi comunicado qual será, tendo o Bloco afirmado que, «com a profundidade que este tema tem, com o peso que tem na vida das pessoas, tem que ser alguém que represente o Governo de viva voz e que seja capaz de responder ao que são os anseios do país».
O BE quer esclarecer «o que é que se está a passar nos corredores do Ministério das Finanças nesta avaliação da 'troika' que coloca tudo em cima da mesa e como é que o Governo aceita ou não as sugestões do Bloco de Esquerda».
Essas sugestões, afirmou Pedro Filipe Soares, «são soluções para o país, no sentido da renegociação da dívida, de uma política que seja capaz de dar crescimento à economia e de responder às necessidades do país, que é a criação de emprego».