
João Semedo após ter sido recebido pelo Presidente da República
Global Imagens/Natacha Cardoso
O BE insistiu hoje na realização de eleições antecipadas a 15 de setembro, advertindo que cabe ao Presidente da República garantir «o regular funcionamento das instituições».
Corpo do artigo
«Dissemos ao senhor Presidente da República que do nosso ponto de vista o Governo de Pedro Passos Coelho deve ser demitido e devem ser convocadas eleições legislativas antecipadas, tendo indicado ao senhor Presidente da República que nessa circunstância a data que propomos para a realização das eleições será o dia 15 de setembro», afirmou João Semedo.
O coordenador bloquista lembrou ainda que «Pedro Passos Coelho já anunciou ao país que mesmo remendado este Governo irá continuar a mesma política, que inevitavelmente dará os mesmos resultados».
João Semedo considerou também que os «episódios que se sucederam nos últimos dias nesta crise política são eles mesmos fatores de instabilidade política e a recauchutagem do Governo potencia as tensões políticas no seio da coligação e não as alivia».
Este dirigente bloquista assegurou também a Cavaco Silva que o o seu partido «está pronto e preparado para incluir um Governo de Esquerda que tenha no seu programa a renegociação da dívida e uma política que liberte o país dos credores, dívida, memorando e da troika».
João Semedo sublinhou que esta é uma condição «absolutamente indispensável para tirar o país da crise, promover o crescimento económico e do emprego, que são os mais graves problemas do país».
O coordenador do BE falava no final de uma audiência de cerca de meia hora com o Presidente da República, no Palácio de Belém, em que esteve acompanhado pela coordenadora bloquista, Catarina Martins, e pelo líder parlamentar, Pedro Filipe Soares.