BE quer explicações do Governo sobre crianças em fase de pré-adoção devolvidas
O Ministério da Segurança Social confirma à TSF os números avançados esta manhã pelo jornal Público. 43 crianças foram devolvidas no espaço de um ano e 20 tinham menos de dois anos.
Corpo do artigo
Os técnicos da Segurança Social não fazem milagres. São palavras da deputada do BE, Sandra Cunha, que vai pedir mais explicações ao ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, depois de saber que no último ano foram devolvidas 43 crianças que estavam na fase de pré-adoção.
TSF\audio\2017\06\noticias\01\sandra_cunha_2_acompanhamento
É um número recorde que deixou surpreendida a deputada do Bloco de Esquerda. Sandra Cunha acredita que um dos problemas pode estar no acompanhamento dos processos, nos seis meses que os candidatos a pais têm para devolver as crianças. Sandra Cunha chama a atenção para a falta de técnicos, um problema antigo no Instituto de Segurança Social.
Contactado pela TSF, o Ministério da Segurança Social confirma os números, mas não faz comentários antes da apresentação do relatório anual Casas, que caracteriza a situação de acolhimento das crianças e jovens em Portugal e que será apresentado daqui a duas semanas.