O BE requereu hoje, com caráter de urgência, a presença no Parlamento do ministro da Economia para explicar a nomeação do novo secretário de Estado do Empreendedorismo.
Corpo do artigo
No requerimento hoje entregue no Parlamento, o BE refere estar «escandalizado, tal como todo o país, com a nomeação de Franquelim Alves, ex-administrador do Grupo SLN, para o lugar de Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação».
A nomeação de Franquelim Alves para secretário de Estado suscitou polémica nos últimos dias e foi criticada por toda a oposição.
Antes da cerimónia de posse, na sexta-feira, o PCP afirmou esperar que o Presidente da República se recusasse a empossar Franquelim Alves, alegando que este omitiu a sua passagem pelo grupo SLN/BPN e as imparidades no Banco Insular.
O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, expressou no sábado «total confiança» no secretário de Estado, rejeitando as diversas «insinuações e suspeitas» lançadas contra o antigo administrador da Sociedade Lusa de Negócios (SLN).
Álvaro Santos Pereira assumiu, pessoalmente, a responsabilidade pela nomeação de Franquelim Alves. «A responsabilidade é obviamente minha», disse.
«Para o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, é essencial que o Ministro da Economia e do Emprego preste esclarecimentos ao parlamento e ao país sobre a escolha efetuada», refere o requerimento.