
Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens (arquivo)
Houve dificuldades na comunicação com o INEM devido à sobrecarga das linhas e os Bombeiros Voluntários de Sacavém tiveram de realizar um parto sobre rodas em plena noite de consoada
Uma emergência na noite de Natal interrompeu a habitual escuta da TSF ao comandante Armando Batista, dos Bombeiros Voluntários de Sacavém, no concelho de Loures. O alerta dava conta de uma mulher em trabalho de parto e a criança acabou por nascer antes de chegar ao hospital.
Segundo o comandante, tudo indica que esta tenha sido a única criança a nascer em ambulância durante a consoada.
"Tenho quase a certeza absoluta de que foi a primeira criança a nascer na consoada e, quiçá, a única. Não tenho relatos de que tenha nascido alguma noutra ambulância. Este Natal, com as Pombas de Sacavém, fomos padrinhos de uma criança que nasceu nesta época natalícia", afirmou.
Apesar do final feliz, o parto foi particularmente exigente. Armando Batista explicou que, nos primeiros minutos, houve dificuldades na comunicação com o INEM devido à sobrecarga das linhas. "Não sabíamos se devíamos seguir para o Hospital Garcia de Orta, para Coimbra ou para as Caldas da Rainha", contou.
Durante o parto, surgiram ainda complicações, quando a bebé nasceu com o cordão umbilical enrolado ao pescoço, comprometendo a respiração: "A minha colega que estava aos pés percebeu que havia um cordão umbilical a comprometer as vias aéreas. Retirámos a primeira volta e, ao fazê-lo, percebemos que existia uma segunda. Conseguimos retirar ambas e, assim que a segunda foi removida, a bebé deu um choro muito forte. Foi um enorme alívio e um momento de felicidade, porque sabíamos que estava a ventilar bem", descreveu.
Após contacto com o INEM, a mãe e filha foram encaminhadas para a Maternidade Alfredo da Costa (MAC). À chegada, a equipa médica confirmou que ambas "estavam em plena saúde".
"Puderam passar o Natal já juntas" acrescentou Armando Batista.
O parto sobre rodas aconteceu em plena noite de consoada e resultou no nascimento de uma menina. Além do comandante Armando Batista, participou neste nascimento a bombeira voluntária Catarina Melo, dos Bombeiros Voluntários de Sacavém.