O Governo quer alterar de novo as regras sobre a venda de álcool. O objetivo é proibir o consumo de todas as bebidas alcoólicas a menores, incluindo cerveja e vinho, que atualmente são permitidos.
Corpo do artigo
Quem não tiver 18 anos não vai poder comprar ou consumir nenhuma bebida alcoólica. Até agora, bastava ter 16 anos para se poder beber cerveja e vinho. Só as chamadas bebidas espirituosas estavam vedadas.
De acordo com o Jornal de Notícias e com o jornal Público, o Ministério da Saúde confirma que o governo vai mudar a lei que regula a venda de álcool. O objetivo, de acordo com os dois jornais, é impedir o acesso a bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
O governo segue, desta forma, as recomendações do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD), que faz ainda outras propostas.
O SICAD sugere que os pais sejam notificados sempre que os filhos não respeitem a lei. Até agora isso não acontecia, a não ser que estivessem visivelmente embriagados.
Outra proposta refere que os donos dos bares devem ser punidos mesmo que não tenham sido eles a vender a bebida, basta que o menor seja apanhado a consumir dentro do estabelecimento.
Locais de venda de álcool a uma distância mínima de 100 metros das escolas é outra das sugestões apresentadas pelo SICAD ao governo.