
Global Imagens/ Paulo Spranger
O Governo quer alterar de novo as regras sobre a venda de álcool. O objetivo é proibir o consumo de todas as bebidas alcoólicas a menores, incluindo cerveja e vinho, que atualmente são permitidos.
Quem não tiver 18 anos não vai poder comprar ou consumir nenhuma bebida alcoólica. Até agora, bastava ter 16 anos para se poder beber cerveja e vinho. Só as chamadas bebidas espirituosas estavam vedadas.
De acordo com o Jornal de Notícias e com o jornal Público, o Ministério da Saúde confirma que o governo vai mudar a lei que regula a venda de álcool. O objetivo, de acordo com os dois jornais, é impedir o acesso a bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
O governo segue, desta forma, as recomendações do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD), que faz ainda outras propostas.
O SICAD sugere que os pais sejam notificados sempre que os filhos não respeitem a lei. Até agora isso não acontecia, a não ser que estivessem visivelmente embriagados.
Outra proposta refere que os donos dos bares devem ser punidos mesmo que não tenham sido eles a vender a bebida, basta que o menor seja apanhado a consumir dentro do estabelecimento.
Locais de venda de álcool a uma distância mínima de 100 metros das escolas é outra das sugestões apresentadas pelo SICAD ao governo.