A Marinha e a Força Aérea vão transportar, durante esta quinta-feira, 30 toneladas de bens essenciais, com recurso a um navio e uma aeronave, para apoiar a população da Ilha das Flores, devido às condições meteorológicas e oceanográficas adversas.
Corpo do artigo
O Navio Patrulha Oceânico "Figueira da Foz"saiu do Porto da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, na última noite, com 25 toneladas de bens essenciais (medicamentos, leite, farinha, legumes, gás...) e 51 militares a bordo. A embarcação deve chegar à Ilha das Flores esta tarde, assim como a aeronave C-295, com uma tripulação de cinco militares, que vai descolar da Ilha Terceira, com cinco toneladas de bens essenciais.
Em declarações à TSF, José Carlos Mendes, presidente da Câmara de Santa Cruz das Flores, saúda a chegada destes bens, que já começavam a fazer muita falta.
"[São] bens de primeira necessidade que já estavam em rutura de stock, como por exemplo: cebolas, leite", apontou o autarca.
TSF\audio\2020\01\noticias\09\jose_carlos_mendes_1_toneladas
Este apoio conjunto das Forças Armadas, com 56 militares, um navio e uma aeronave, surge na sequência de um pedido do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, ao Comando Operacional dos Açores.
A Ilha das Flores estava sem abastecimento por via marítima desde 13 de dezembro devido ao temporal, mas também porque o porto da ilha ficou destruído pela passagem do furacão Lorenzo, em outubro de 2019.
*com Cristina Lai Men e Ana Sofia Freitas