
Global Imagens/Vítor Rios
O líder parlamentar do PCP, que hoje cessou funções como deputado para liderar o município de Loures, viu o seu trabalho e «lealdade» elogiados por todas as bancadas.
«Gostava de me despedir com a mesma frase de um camarada em ocasião semelhante - Otávio Teixeira: 'tive muita honra em ser deputado'», afirmou o militante comunista, que tomará posse na Câmara Municipal de Loures a 22 de outubro.
Os líderes dos grupos parlamentares social-democrata e democrata cristão, respetivamente Luís Montenegro e Nuno Magalhães, reconheceram a «capacidade de trabalho» do deputado do PCP, classificando-o como «um dos deputados com a maior expressão de lealdade do parlamento», frisando a «capacidade de diálogo e de abertura».
«Apesar das naturais divergências que separam os grupos parlamentares de CDS e PCP, gostava de reconhecer a competência, inteligência, capacidade de trabalho e o sentido de humor particular, na defesa intransigente do prestígio desta casa», afirmou Nuno Magalhães que se despediu com um «até já... e não digo o resto».
O socialista Alberto Martins, o bloquista Pedro Filipe Soares e a ecologista Heloísa Apolónia sublinharam também a «coerência», «empenho», «frontalidade», «capacidade de compreensão e diálogo» de um «grande homem que sabe tanto estar na política».