Bernardo Blanco número um por Lisboa, Guimarães Pinto pelo Porto. Rui Rocha volta a concorrer por Braga
Cotrim de Figueiredo concorre pelo círculo da Europa, apesar de já ter sido anunciado como cabeça de lista às europeias.
Corpo do artigo
O deputado Bernardo Blanco vai ser o cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) pelo círculo eleitoral de Lisboa. Carlos Guimarães Pinto é o número um pelo Porto, tal como em 2022, enquanto o líder do partido, Rui Rocha, volta a concorrer por Braga.
Os nomes foram avançados pelo presidente do partido, num comício em Setúbal. A comissão Executivo da IL aprovou os nomes "por unanimidade" e Rui Rocha fala no início de uma caminhada "para mudar Portugal".
Por Setúbal, a número um volta a ser a deputada Joana Cordeiro. E o antigo presidente do partido, João Cotrim de Figueiredo, concorre pelo círculo da Europa, apesar de já ter sido anunciado como cabeça de lista às europeias do próximo ano.
O independente Pedro Brinca é o cabeça de lista por Coimbra: é, atualmente, investigador na Universidade Nova de Lisboa. O partido "tem a capacidade de atrair independentes", enfatiza Rui Rocha, pelo que a também professora universitária Graça Canto Moniz estará na lista por Lisboa, embora o lugar não tenha sido revelado.
A deputada Patrícia Gilvaz concorre no segundo lugar pelo Porto, enquanto a deputada municipal por Oeiras e chefe de gabinete do Grupo Parlamentar da IL, Mariana Leitão, é a número dois por Lisboa.
Depois da eleição de João Cotrim de Figueiredo como deputado-único, em 2019, a IL aumento o número de parlamentares para oito, em 2022. Além dos eleitos pelos círculos que elegem um maior número de deputados, o partido conseguiu ainda eleger por Setúbal (Joana Cordeiro) e Braga (Rui Rocha).
O presidente do partido volta a concorrer pelo círculo eleitoral de Braga, apesar de, por norma, os líderes partidários optarem por um lugar em Lisboa ou no Porto, onde a eleição está, à partida, garantida.
Os nomes vão ser propostas pela Comissão Executiva aos conselheiros nacionais, numa reunião marcada para este sábado. A direção tem a maioria dos assentos no órgão do partido, pelo que não se preveem dificuldades para a homologação da lista de candidatos.
Carla Castro coloca-se de fora
A antiga candidata à liderança do partido, Carla Castro, revelou que rejeitou o convite parte da lista de deputados, já que o seu nome iria ser proposto entre a quinta e sétima posição, depois de ter sido a número dois por Lisboa nas eleições legislativas de 2022.
Numa carta enviada ao Conselho Nacional do partido, Carla Castro garante que mostrou disponibilidade para fazer parte das listas, numa primeira fase, mas decidiu "não aceitar o convite". Fala no fim de um ciclo e, nos próximos tempos, admite "reequacionar o seu papel na vida política ativa".